Conteúdo: Possibilidades Pedagógicas do Scribus
Jornais produzidos pelos professores:
[AGUARDE!)
REGISTRO ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM USO DE TECNOLOGIA EXPERIMENTADA NA FORMAÇÃO
PROFESSOR/PROFESSORA:
CONTATO:
FONE: E-MAIL:
ESCOLA :
TÍTULO DA ATIVIDADE OU PROJETO:
DURAÇÃO DA ATIVIDADE OU DO PROJETO DIDÁTICO:
PÚBLICO ALVO:
MODALIDADE DA ATIVIDADE NA ESCOLA:
DISPLINAS ENVOLVIDAS / TEMAS TRANSVERSAIS:
JUSTIFICATIVA / ORIGEM:
OBJETIVO GERAL:
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA ATIVIDADE:
RESULTADOS:
SOCIALIZAÇÃO:
REFERÊNCIAS / LINKS (VÍDEOS, E-BOOKS, SITES...)
ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM USO DE TECNOLOGIA EXPERIMENTADA NA FORMAÇÃO (versão completa de tópicos)
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS:
Características importantes de uma atividade exitosa: - estimular a autonomia e a crítica; - levar em consideração os conhecimentos, domínios e atitudes dos alunos de acordo com questões contemporâneas pertinentes à realidade social, econômica, política e cultural da localidade onde mora; - estimular a reflexão sobre as vivências pessoais e as histórias de vida; - valorizar o trabalho colaborativo e a troca de experiências; - trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar considerando os aspectos atitudinais (que atitudes os alunos podem agregar?); procedimentais (que procedimentos podem ser desenvolvidos para a construção de atitudes e competências?); e conceituais (que conceitos podem ser trabalhados?) - desenvolver os sentidos e a percepção de mundo; - perceber que todos os passos da experiência/atividade são passíveis de dificuldades, mas que se devem valorizar as soluções encontradas para vencer os obstáculos; - influenciar o ambiente e modificá-lo de alguma forma; - realizar uma avaliação processual. (MEC/SEED/TV ESCOLA, 2010, p. 7)
AÇÃO:
É preciso que possamos identificar a ação indicando sua situação: a iniciar, em andamento, concluída
RESUMO:
Fazer um resumo completo do trabalho. Deverá ser algo global o assunto tratado na atividade ou projeto, deve ser atrativo e sedutor, já que será o primeiro contato das pessoas com seu material. É a partir da qualidade do resumo que a pessoa terá interesse e curiosidade em ler o desenvolvimento da atividade em questão. Não deve passar de 500 palavras, não contando caracteres. É a última descrição do trabalho a ser realizada.
PALAVRAS-CHAVE :
Escrever cinco palavras que representem a atividade ou projeto. Elas servirão como “tags” para o nosso blog, ou seja, palavras que, ao serem digitadas, busquem diretamente a(s) sugestão(ões) relacionadas a elas. Separe as palavras por (;)
NÍVEL DE ENVOLVIMENTO:
Marque a opção, onde foi desenvolvida a atividade ou projeto didático: Educação Infantil (3 a 5 anos), Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano, Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva
MODALIDADE DA ATIVIDADE NA ESCOLA:
Escolha entre uma das alternativas: AÇÃO PEDAGÓGICA, PROJETO DIDÁTICO, ATIVIDADE DIDÁTICA, AÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS, Outro.
DISPLINAS ENVOLVIDAS:
Podem ser marcadas mais de uma opção. A opção OUTROS é direciona-se para as professores que marcaram alguma das opções anterior, com exceção de "SALA": Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia, Ciências, Biologia, Química, Física, Artes, Educação Física, Filosofia, Sociologia, Literatura, Outro:
ÁREAS TEMÁTICAS OU EIXOS TEMÁTICOS:
Referem-se aos temas transversais.
INTRODUÇÃO / FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Neste campo você(s) poderão descrever o que será visto de forma ampla, sem dizer os resultados do trabalho. A ideia é instigar o leitor a continuar a leitura do trabalho. Ex: O aquecimento global tem despertado um crescente aumento das pessoas tendo em vista as diversas catástrofes naturais correlacionadas a ação humana... É importante que neste momento possam dar embasamento teórico ao trabalho, ou seja, ligar uma coisa a outra. Ex: citar documentos que foram trabalhados ou serão trabalhados em sala, ou mesmo que tenha servido de embasamento para a elaboração do mesmo (não se preocupe com a ABNT, mas guarde a referência da citação ou site consultado).
JUSTIFICATIVA / ORIGEM:
Descreva a necessidade do seu trabalho, a ideia original, são seus sentimentos e dos participantes.
OBJETIVO(S) GERAL(IS):
Indicação de no máximo dois Objetivos Gerais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Indicação de no máximo quatro Objetivos Específicos.
ASPECTOS RELEVANTES DA ATIVIDADE OU DO PROJETO DIDÁTICO / AÇÃO PEDAGÓGICA: Descrever no máximo cinco aspecto que foi julgado relevante na elaboração da atividade ou projeto didático. "É como se fosse um roteiro de aspectos importantes, situações, falas, personagens, experiências e outros trechos que serão essenciais para o desenvolvimento de atividades posteriormente."
DURAÇÃO DA ATIVIDADE OU DO PROJETO DIDÁTICO / AÇÃO PEDAGÓGICA: "A quantidade de horas/aula que o professor necessitará para a realização da atividade. Notar que o tempo para as atividades deve ser medido em horas/aula."
O QUE PODERÁ OU PODE SER APRENDIDO COM ESTA AÇÃO?:
Listar os objetivos da atividade, as habilidades que devem ser desenvolvidas, a partir do tema proposto, para atingir determinadas competências. Exemplo: se o objetivo for desenvolver o raciocínio lógico-matemático, listar quais habilidades devem ou foram desenvolvidas na atividade, projeto didático ou ação pedagógica para atingir essa competência. No máximo seis. Enumere-as, pondo ";" e "ENTER" (Espaço entre uma e outra).
CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE FORAM TRABALHADOS OU SERÃO TRABALHADOS: Listar questionamentos, perguntas, conceitos e outras problematizações, assim como esses conhecimentos prévios serão trabalhados. Levantar também os elementos para os quais os estudantes ou participantes devem atentar antes das ações. É importante que se aproprie desse momento, que veja o que é mais relevante, faça as conexões necessárias com a realidade da sua turma ou grupo do conteúdo trabalhado ou a ser trabalhado. No máximo seis. Enumere-as, pondo ";" e "ENTER" (Espaço entre uma e outra).
ETAPAS DO TRABALHO, ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA ATIVIDADE, PROJETO DIDÁTICO OU AÇÃO PEDAGÓGICA:
A ideia agora é que seja elaborado um plano de aula contemplando etapas, suas descrições, desenvolvimentos, recursos complementares, como textos, áudios, vídeos, imagens, links para objetos de aprendizagem e outras atividades. O importante é estabelecer o gancho entre as etapas. Os objetivos de aprendizagem devem estar contemplados nas atividades. Inclua em suas estratégias recursos multimídia e de interação. Lembre-se, contudo, de que a atividade, ação ou projeto não deve ser simplesmente sobre uso de determinada ferramenta tecnológica, mas sim, propor o uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) de forma integrada ao currículo e para enriquecer a dinâmica de trabalho dos participantes: • Vídeos, animações/simulações, áudios, imagens, experimentos e outros - inseridos no Portal do Professor, Domínio Público, Salto para o Futuro, links do MEC e outros externos. • Blogs - para divulgar as aprendizagens e promover a comunicação entre alunos e pessoas de diferentes localidades. • Links de portais ou sites - como espaços ricos de pesquisa para os alunos • Podcasts ou áudios - novas linguagens para as produções dos alunos • Google docs, wiki ou outro editor - para produção colaborativa entre os alunos. • Softwares educacionais - para criação de jogos, experimentações e outros. • Salas de chat, fóruns - para debates entre alunos de diferentes locais. • Jornais eletrônicos e murais digitais - para registro das novas aprendizagens.* Sugira idéias sobre como os alunos poderão desenvolver e registrar as novas aprendizagens: mídia impressa (folder, panfleto, jornal, cartaz, etc), digital (vídeo, áudio, blog, página web, jornal digital, imagens etc) ou exposição na sala de aula/escola, pois ficará mais claro aos professores que irão acessar as aulas quais os passos até a sua finalização. ........ Enumere-as, pondo ";" e "ENTER" (Espaço entre uma e outra).
RESULTADOS:
Descreva o que foi realizado e onde está, ou o que se espera ao final do trabalho.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:
Temas e perguntas que gerem outras discussões e que não têm, necessariamente, um fundamento direto com o currículo. Os temas transversais também podem servir de base para essa parte. Criar três frases/ questões
REFERÊNCIAS:
Anote tudo que foi usado, tente não esquecer nada.
JORNAL DE EJA - ESCOLA MUNICIPAL DO SANCHO (PROFª BERNADETE SILVA)
JEANE SIQUEIRA na formação dos professores de língua portuguesa da Rede Municipal do Recife.
O "Aulão de Frevo" foi cedido por Jeane Siqueira - professora da rede municipal, escritora e compositora - nossa convidada para compartilhar as suas experiências pedagógicas no uso da tecnologia. A formação iniciada no dia 27.04 terá continuidade no dia 25.05.2011.
OFICINA DE CORDEL
REVISTA NOVA ESCOLA: A CADA DIA UMA NOVIDADE PARA VOCÊ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.